Translate

quarta-feira, 2 de junho de 2010

Quem paga Zona Azul tem direito à segurança do carro

Foi o email que rolou essa semana...

Optando o Poder Público pela cobrança de remuneração de estacionamentos em vias públicas de uso comum do povo, tem o dever de vigiá-los, com responsabilidade pelos danos ali ocorridos”. Assim, a empresa Soil Serviços Técnicos e Consultoria de Santa Catarina, foi condenada a pagar indenização no valor de R$ 8,5 mil ao motorista Acácio Irineu Klemke, que teve o carro furtado quando ocupava uma das vagas do sistema de Zona Azul da cidade de Joinville, serviço explorado pela empresa. A decisão é da 1ª Câmara de Direito Civil do Tribunal de Justiça de Santa Catarina confirmando sentença da comarca de Joinville.

A empresa apelou da sentença ao TJ, sob argumento de que na condição de permissionária do município de Joinville presta serviços de parqueamento das vias públicas, mantendo e operacionalizando o sistema de estacionamento rotativo sem dever de vigilância ou guarda dos automóveis. Segundo sua defesa, "o preço cobrado pelo tíquete da Zona Azul remunera tão somente a permissão de uso do bem público, isto é, a viabilização da rotatividade dos estacionamentos de uso público".

De acordo com o relator da matéria, desembargador Orli Rodrigues, a Soil é responsável pelos danos causados a terceiros nos estacionamentos sob seu controle. Disse ainda que embora a empresa admita que a cobrança se preste a garantir a rotatividade dos veículos nos estacionamentos públicos, tal fato restringe direito fundamental de ir, vir e permanecer previsto na Constituição ao impor ao cidadão a obrigação de arcar com determinado preço para ter a permissão de estacionar em via pública.

E como cada obrigação deve corresponder um direito, o Poder Público (ou aquele que lhe faz as vezes), porque aufere vantagem econômica, deve suportar um ônus correspondente, afirma.

Como se não bastasse nos entupir de impostos, prometendo mundos e fundos, e o que vemos mesmo é todo nosso suado dinheirinho indo apenas pros fundos, que lamentavelmente não é o meu, agora tentam nos convencer que segurança não é obrigação do estado. - ow povo gozado.

Agora sim; justiça seja feita, já estava mais do que na hora do cidadão ter o seu direito homologado, já estava mais do que na hora da venda cair dos olhos da chamada justiça... utópico ou não um dia teremos a danada da balança equilibrada. Espero que seja mais cedo do que tarde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails