Translate

domingo, 29 de novembro de 2009

Happy Hour



Não só de estresse e trabalho vive o homem. Ontem fui convidada pelo administrador do restaurante Boi Preto, César Ongaratto, para tomar um aperitivo e jantar no restaurante. Somos amigos há um tempo, e esse tipo de programa rola sempre que dá. Só que dessa vez teve um que diferente.

Todo mundo já sabe que o Buffet é impecável, e o atendimento nem se faz necessário tecer comentários. Mas acaba de chegar um Maitre que entende muito sobre bebidas. E ontem ganhei uma “aula” sobre o conhaque. Confesso que nunca, antes, tinha me interessado pela bebida, mas agora a vejo de uma maneira diferente. Estou encantada. Não só por ela, mas pelo que é a arte de beber.

Ele me explicou que a bebida é feito da uva que não serviu para fabricar o vinho. Então, descobriram que daria um sabor agradável para outra bebida, o conhaque. É um aperitivo que deve ser servido em uma taça parecida com a de vinho, porém com a haste menor. Sua dose é medida pela taça deitada à mesa, e servida até o limite para que não transborde, já notou que é aquele tipo que eu nunca vou poder servir. Ela deve ser flambada para diminuir o teor alcoólico e atenuar o aroma. Que é uma delícia. Curiosidade: apesar do Metre passar alguns minutinho esquentando a taça, assim que termina e já pronta para servir, a taça ainda está fria.

A maneira correta de segurar a taça é com a palma da mão, e com a haste entre o indicador e o maior de todos, tem a finalidade de esquentar a bebida. Por isso, sua haste é pequena. Quando se balança o líquido na taça o intuito é de apresentar melhor o perfume da bebida, que os bons degustadores conseguem perceber do que é feita, ainda não cheguei nesse nível. E assim também são formadas as lágrimas que desliza no corpo da taça, o que possibilita medir o teor alcoólico do líquido.

E agora a explicação que mais gostei. Perguntei o por quê do nome ser lágrima, e ele me respondeu que o vinho é vida e por isso o que escorre nas paredes do copo é chamado de lágrima.

Espero que tenha gostado da “aulinha” e eu espero trazer mais curiosidades para você. Quem sabe não venho com a novidade de aprender a beber vinho de verdade.

Um comentário:

  1. Amiga pq vc não postou aquela outras foto?! Achei melhor que essa...
    Mandou bem na explicação. Desta vez conhaque e da próxima o que será??!!!! Heim heim heim...
    Beijos.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails